quarta-feira, 17 de junho de 2009

O significado das faixas no Taekwondo

Faixas branca (10o gub) e Faixa branca c/ ponta amarela (9o gub)
"A pureza e a inocência" - A SEMENTE
Representa o início do aprendizado do TAEKWONDO, onde o aluno que se encontra desprovido do conhecimento terá o primeiro contato com a arte e com seus princípios básicos, tais como: DISCIPLINA, RESPEITO, CORTESIA, HUMILDADE, PRESEVERANÇA E AUTO CONTROLE.

Faixas amarela (8o gub) e amarela c/ ponta verde (7o gub)
"A riqueza" - A TERRA
Representa o início da adptação do aluno no TAEKWONDO, é simbolizado pela terra, onde a planta brota e finca sua raiz, é o começo do seu desenvolvimento técnico e tático, assim como de uma gama de principios que irão ser adquiridos.

Faixas verde (6o gub) e verde c/ ponta azul (5o gub)
"O crescimento" - A PLANTA
Representa o crescimento físico, mental e espiritual, é o início da destreza que começa a surgir no aluno, onde além do aprimoramento de todos seus conhecimentos, é fundamental que o aluno esteja ciente do espírito do Taekwondo. É uma etapa de amplo crescimento do seu conhecimento.

Faixas azul (4o gub) e azul c/ ponta vermelha (3o gub)
"A liberdade" - O CÉU
Simbolizada pelo céu, para onde a planta se dirige. A liberdade de utilizar, com raciocínio e criatividade tudo o que foi aprendido, representa o amadurecimento do aluno.

Faixas vermelha (2o gub) e vermelha c/ ponta preta (1o gub)
"Alerta" - O SOL
Assim como o sol é responsável pela vida no universo, nesta fase o aluno torna-se reponsável por todos em sua academia, seus conhecimentos adquiridos e aperfeiçoados representam uma parte da própria academia. Portanto é uma fase de alerta sobre seus atos e comportamentos, o aluno tem que ter a consciência de suas técnicas e do poder que elas têm, e por isso, é fundamental que esse saiba porque, como quando e para que usá-las, tendo em vista sua grande responsabilidade.

Faixa preta (do 1o ao 9o dan)
"Sabedoria e Conhecimento "O UNIVERSO
É o oposto do branco, o alcance da maturidade e do conhecimento, é o crescimento intelectual e espiritual do aluno, é a consciência de que o Taekwondo é muito mais do que uma simples luta, se confunde com a sua própria vida através de seus princípios e atitudes.

6 comentários:

  1. Interesante gostei eu faço taekwondo sou ponta preta e achei interesante botarem os significados das faixas e muito bom para iniciantes que queem saber mais sobre o taekwondo pela internet.

    ResponderExcluir
  2. legal. eu sou verde. ''a planta''

    ResponderExcluir
  3. há erros em trechos desse texto.

    "DISCIPLINA, RESPEITO, CORTESIA, HUMILDADE, ****PRESEVERANÇA**** E AUTO CONTROLE." , "saiba porque, como quando e para que usá-las, tendo em vista sua grande responsabilidade."
    ... porque, COMO,<- QUANDO.."
    sou faixa amarela, sempre busque a perfeição.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal sou de goiania goias e tenho 10 anos começei com 6 anos e estou na ponta vermelha eu amo Taekwondo tou quase na faixa vermelha jà representei minha escola vàrias vezes e agora amo Taekwondo!!!!!!!!

    ResponderExcluir